O evento:
As epilepsias constituem o distúrbio neurológico crônico mais comum. Estima-se que existam atualmente no Brasil cerca de 3.000.000 Milhões de pessoas com epilepsia, sendo que cerca de 600.000 Mil só em São Paulo.
As repercussões sociais e psicológicas das epilepsias são enormes, assim como os problemas enfrentados pelos pacientes e seus familiares. A discriminação e preconceitos enfrentados por eles dificulta a inserção na sociedade, principalmente no que se refere à obtenção e manutenção de empregos, o que leva a dificuldades econômicas, inclusive para a aquisição dos medicamentos antiepilépticos.
Contudo, apesar dos apelos à ação por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras organizações, esta grave doença de grande abrangência populacional continua sendo subfinanciada, subdiagnosticada, subtratada e excessivamente estigmatizada. O DIA INTERNACIONAL DA EPILEPSIA foi instituído para consolidar mudanças e derrubar estas barreiras opressoras.
A Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) se estabeleceu como organização interessada em divulgar conhecimentos relativos às epilepsias e disposta a promover a melhora da qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, a associação acredita que é chegada a hora de translacionar o conhecimento e os ideais de pessoas, associações, organizações e instituições de pesquisa para a busca de uma melhor qualidade de vida para as pessoas com epilepsia.
Organização:
A organização do Dia Mundial de Epilepsia no Brasil está a cargo da ABE, aceita como capítulo brasileiro do International Bureau for Epilepsy, e que conta com suporte científico da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM. A ABE mobiliza e gera oportunidades e apoio às pessoas com epilepsia, seus familiares, bem como médicos e neurocientistas. Divulga práticas nacionais e internacionais de tratamento e de pesquisa de ponta dedicadas à melhoria da qualidade de vida, gerando novas oportunidades de cooperação e cuidados.
Tópicos abordados durante o evento:
- Inclusão social
- Melhoria no tratamento
- Epilepsia na infância e a dificuldade da inclusão social
- Rede pública estadual: subsídios e insuficiências
- Direitos e epilepsia
- Associações e sua importância
Acesso ao Evento:
DIA INTERNACIONAL DA EPILEPSIA no Brasil acontecerá na Assembléia Legislativa de São Paulo, Auditório Paulo Kobayashi, Avenida Pedro Álvares Cabral, 201.
Horário: 9:30hs
Dia:10/02/2015
Mais informações a partir do e-mail: abe@epilepsiabrasil.org.br
Apoio: