No último sábado, 28, o evento realizado no Parque Villa Lobos, em prol da Conscientização da Epilepsia foi um sucesso. Levou para sua primeira caminhada, em São Paulo, mais de 500 pessoas. O Purple Day, ou Dia Roxo, é comemorado anualmente em 26 de março e representa um esforço internacional para aumentar a consciência sobre a epilepsia em todo o mundo.
A tenda “Purple Day” permaneceu lotada das 09h00 às 12h00 com a participação de médicos para esclarecimento de dúvidas, informações sobre a epilepsia, recreação infantil e adulto, atividade física como alongamento, aquecimento e aula de dança. Além de uma apresentação de capoeira, distribuição de kit caminhada, folders, botons, balões entre outras ações para os participantes.
Para Eduardo Caminada Júnior, Diretor do Purple Day no Brasil e Vice-presidente da EPIBRASIL (Federação Brasileira de Associações de Pessoas com Epilepsia), o evento representou muito mais do que abastecer as pessoas com informação. Ele explica que uma ação como essa, com aceitação e participação de tantas pessoas faz com que todos tenham expectativas positivas para um futuro melhor com foco na inclusão dessas pessoas e conscientização da população.
“Hoje ao caminhar, quando olhei para trás e identifiquei um mar roxo de pessoas eu de verdade chorei, ao entender a importância de uma pequena atitude que sequer imaginei que pudesse chegar a algum lugar. Mas me sinto orgulhoso e cada dia mais responsável somente pelo fato de ter dado origem a essa luta. Afinal a epilepsia pode fazer parte da vida de qualquer ser humano em qualquer momento, pois basta ter um cérebro para isso. Portanto é preciso conhecer e entender a respeito”, relata Caminada.
Depois da caminhada, o evento foi encerrado com uma revoada de balões biodegradáveis para selar o sucesso da ação.
Apoio/Patrocinador: Associação Brasileira de Epilepsia-ABE, Liga Brasileira de Epilepsia – LBE e UCB.
Texto de Luana Delatin Leonel| Relações com a Mídia
Grupo Máquina PR