Nossos Projetos

Conheça mais sobre nossos projetos visitando os links abaixo:

O evento de Qualidade de Vida (QV) promovido pela ABE teve por objetivo reunir profissionais da área e traçar um breve panorama dos estudos da literatura e da situação dos estudos em nosso país.

A Associação Brasileira de Epilepsia promoveu um Projeto de Pintura denominado Arte e Vida para pessoas com epilepsia. Uma pintora ensinou voluntariamente, uma vez por semana, no período da tarde, na própria sede da ABE, transformada em ateliê por algumas horas. As pessoas podem trocar experiências, melhorar a auto-estima e a qualidade de vida. E ainda produzem belas peças de arte, como as que acompanham este texto.

Na primeira semana de outubro de 2010, a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) comemorou a “Semana de Conscientização sobre a Importância do Ácido Fólico” atuando em ambulatórios de Ginecologia, Epilepsia e na Casa da Mulher. Esta campanha consistiu em levar informações às mulheres sobre a importância em manter níveis adequados desta vitamina no organismo, especialmente nas que tomam drogas antiepilépticas, em gestantes e naquelas planejando engravidar. Na ocasião foi aplicado um breve questionário a respeito da informação que tinham sobre esta necessidade. Foi distribuída uma cartilha com informações sobre a importância do ácido fólico e pulseiras comemorativas representativas da campanha. Em paralelo foi realizada pesquisa para verificar o cumprimento da Lei Federal de 13 de dezembro de 2002 que obrigou a fortificação com ferro e ácido fólico em farinhas de trigo e de milho e seus derivados.

A epilepsia afeta aproximadamente 2% da população mundial e há pouca divulgação pública de informações sobre o tema, tornando-se importante a apresentação do assunto às comunidades, especialmente no âmbito escolar, onde as crianças permanecem boa parte do seu tempo. O objetivo deste estudo foi aplicar em uma escola municipal de ensino fundamental de Guaianases, um dos bairros mais pobres da periferia do município de São Paulo, questionário sobre epilepsia dentro do projeto “Epilepsia na Escola e a ação do professor” da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE).

Avaliar através de questionários o conhecimento obtido pela ação educativa com professores de Educação Básica intitulada “Epilepsia nas Escolas: Ensinando os Professores” no programa “Promising Strategies 2008” do International Bureau for Epilepsy realizado pelo capítulo oficial brasileiro, a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE).

O evento de Qualidade de Vida (QV) promovido pela ABE teve por objetivo reunir profissionais da área e traçar um breve panorama dos estudos da literatura e da situação dos estudos em nosso país.